Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Antonio Corrêa de Lacerda e Denise Kassama são reconduzidos à presidência do Cofecon
Antonio Corrêa de Lacerda e Denise Kassama são reconduzidos à presidência do Cofecon - Corecon/SC

Os conselheiros federais reelegeram os economistas Antonio Corrêa de Lacerda e Denise Kassama Franco do Amaral para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Federal de Economia, (Cofecon) respectivamente, para o ano de 2021. A votação ocorreu no sábado, dia 12, entre os conselheiros federais efetivos da autarquia, durante a 701ª Sessão Plenária, em formato virtual.

A candidatura de consenso, sem chapa oposicionista, foi apresentada pelo conselheiro federal Paulo Dantas da Costa, que destacou o sucesso da gestão em 2020. Antes da eleição, os demais membros da plenária reforçaram o sucesso das iniciativas realizadas em um ano difícil, marcado pela pandemia do novo coronavírus.

Para Lacerda, o bom trabalho desenvolvido foi possível pela dedicação da equipe como um todo, composta por conselheiros e o corpo funcional do Cofecon. “Nós, presidente e vice-presidente, atuamos como condutores, quase facilitadores, para motivá-los em suas atividades nas comissões e grupos de trabalho, abrir espaços e integrá-los”, disse.

O presidente do Cofecon também aproveitou a oportunidade para elogiar a parceria com Denise Kassama ao longo deste ano. “Sua atuação foi fiel, responsável e incansável”, elogiou. Por fim, Lacerda destacou o trabalho daqueles que o antecederam, inclusive dos ex-presidentes Paulo Dantas da Costa, Waldir Pereira Gomes e Wellington Leonardo da Silva, que atualmente são conselheiros federais.

“Agradeço ao apoio de todos nesse ano complicadíssimo e aceito de bom grado esse privilégio de conduzir essa fantástica equipe de conselheiros e funcionários porque confio no trabalho da equipe; são pessoas dedicadas e  que buscam dar o melhor de si”, completou. Por fim, acrescentou que em 2021 a presidência terá como lema respeitar a tradição mas incorporando o novo diante dos desafios apresentados.

Currículos

Antonio Corrêa de Lacerda foi presidente do Cofecon em 1999 e recentemente foi eleito conselheiro federal da autarquia para o triênio 2018-2020, sendo vice-presidente em 2019. É professor-doutor e diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor de livros e artigos, consultor e membro do conselho de organizações. É colaborador de veículos de comunicação, entre eles O Estado de S.Paulo e TV Cultura, e autor dos livros “Desnacionalização”, “O Brasil no Contexto 1987-2007”, “O Brasil no Contexto 1987-2017”, “Brasil – o futuro que queremos”, “O impacto da globalização na economia brasileira”, “Crise e oportunidade: o Brasil no cenário internacional”, “Globalização e investimento estrangeiro no Brasil”, entre outros.

Denise Kassama Franco do Amaral é graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas e especializada em Auditoria Interna e Externa. Atualmente é professora do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas, instrutora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, sócia-gerente da Objetiva Consultoria Econômica, presidente do Instituto Socioeconômico do Amazonas. É fundadora e coordenadora do grupo Economistas Solidários, que atua com apoio em processos de geração de renda. Tem experiência na área econômica, com ênfase em projetos e estudos de viabilidade econômica, análise financeira e estudos regionais.