Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Começa nesta quarta-feira o 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE)
Começa nesta quarta-feira o 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE) - Corecon/SC

Começa nesta quarta-feira, 16, o maior evento de economia do país: o 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que reunirá em torno de mil economistas e estudantes da área até sexta-feira, 18, no CentroSul, em Florianópolis. A abertura oficial ocorrerá às 19h. A programação do 23º CBE envolve palestras, debates, apresentação de trabalhos científicos, cursos e a realização da Gincana Nacional de Economia.
O evento será aberto com a entrega do 25º Prêmio Brasil de Economia e do título de Personalidade Econômica. A premiação do Prêmio Brasil será entregue aos autores dos melhores trabalhos científicos em cinco categorias. Santa Catarina estará representado pelos economistas Jefferson Chaves da Silva e Camila de Almeida Luca conquistaram o 2º lugar respectivamente, nas categorias Estudante e Dissertação de Mestrado do concurso promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). Já a Personalidade Econômica será conferida à economista pernambucana Tania Bacelar, que é professora de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Sorbonne, em Paris.

Ponto e contraponto

No total estão confirmados 56 palestrantes nacionais e internacionais convidados. “Primamos por um ambiente de debates extremamente técnicos e que representem amplamente todas as correntes de pensamentos econômicos. Por isso, buscou-se na seleção dos palestrantes de cada área temática a oportunidade do ponto e do contraponto, para que os participantes experimentem a possibilidade uma formação de opinião plural e consciente”, observou o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon) de Santa Catarina, Paulo Roberto Polli Lobo, anfitrião do evento.
A palestra de abertura do Congresso será quarta-feira, às 20h, logo após a abertura oficial. O economista Paulo Nogueira Batista Jr. falará sobre “A Situação e as Perspectivas da Economia Brasileira”. Entre outras atividades, Nogueira Batista foi diretor-executivo pelo Brasil e outros países no FMI, em Washington, entre 2007 e 2015 e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento estabelecido pelos BRICS, em Xangai, de 2015 a 2017. Após a palestra o economista fará noite de autógrafos de seu mais recente livro “O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém”, um relato e bastidores de sua experiência de 10 anos no exterior.

Gincana, cursos e debates

A programação, no entanto, abre ainda pela manhã com a largada da Gincana Nacional de Economia e a realização do curso “Rota Financeira do Empreendedor de Sucesso”, com os economistas André Luiz Koerich e Ademir Tenfen. A Gincana Nacional de Economia reunirá 31 duplas de estudantes de Ciências Econômicas de 14 estados. Santa Catarina participará com três equipes, as melhores colocadas na etapa estadual da competição: Paula Guollo e Arthur Jockyman, acadêmicos da Unesc, de Criciúma, que venceram a competição estadual, mais Guilherme Deutschendorf e Bruno Amianoviski, e o candidato solo Ricardo Reckziegel - os três representando a Furb, de Blumenau. SC foi campeã nacional em 2017 e ficou na terceira colocação no ano passado. A premiação da gincana, sexta-feira, às 20h, fechará a programação do congresso.
Ao longo dos três dias serão realizados três cursos, cerca de 20 debates com temas como criptomoedas, economia do crime, ecossistemas de inovação, energia e sustentabilidade, mercado de trabalho, previdência e política social. Também serão apresentados mais de 100 estudos econômicos selecionados ao longo do ano e que tratam dos mais diferentes setores da economia, desde turismo, saúde e criminalidade até indústria têxtil, energia e agricultura. Os trabalhos são de todo o país, indo do Amazonas e Maranhão até o Rio Grande do Sul. “Tenho a certeza de que dos debates deste congresso surgirão diretrizes que poderão servir de norte aos nossos propositores de políticas públicas e enaltecerão ainda mais a nossa profissão de economista”, ressaltou Polli Lobo.

Mais informações e inscrições em www.cbe2019.com.br