Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Cooperativismo e economia compartilhada serão discutidos no 23º Congresso Brasileiro de Economia
Cooperativismo e economia compartilhada serão discutidos no 23º Congresso Brasileiro de Economia - Corecon/SC

Debates sobre a escassez de recursos do planeta estão em pauta em todo o mundo, assim como possibilidades de torná-lo mais sustentável para as próximas gerações. A economia compartilhada é apresentada como um modelo que pode impactar positivamente o planeta, pois permite que as pessoas mantenham seu estilo de vida sem precisar adquirir mais produtos. O cooperativismo também tem mostrado sua importância no combate às desigualdades sociais, na inclusão social e econômica e no desenvolvimento sustentável do planeta.

Cooperativas e Economia Compartilhada são temas que estão na programação do 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), e serão apresentados pelos economistas Ivan Roberto de Borba, Luiz Alberto de Souza Aranha Machado e Marcelo Martinovich dos Santos no dia 18 de outubro, a partir das 16h30min.

Garanta a sua participação no 23º CBE em www.cbe2019.com.br. De 16 a 18 de outubro, economistas de todo o país estarão reunidos em Florianópolis para discutirem “Alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico”. 

IVAN ROBERTO DE BORBA – Diretor executivo na Cooperativa de Credito do Norte Catarinense (Credicoop), de Joinville. Mestrado em Cooperativismo com Ênfase em Gestão e Economia de Credito pela Universidade Fundace/USP de Ribeirão Preto-SP. Participou do curso “La Experiência Cooperativa de Mondragon-Espanha" pela Universidade Centro Formación Cooerativa y Directiva de Otalara. É bacharel em Ciências Econômicas e pós- graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

LUIZ ALBERTO DE SOUZA ARANHA MACHADO – Economista formado pela Universidade Mackenzie, com especialização em Desenvolvimento Latino-Americano pela Boston University; mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal); sócio-diretor da empresa Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas; conselheiro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e autor dos livros “Como enfrentar os desafios da carreira profissional” (Trevisan Editora, 2012) e “Das quadras para a vida: lições do esporte nas relações pessoais e profissionais” (Trevisan Editora, 2018).

MARCELO MARTINOVICH DOS SANTOS – Economista e publicitário, é pós-graduado em Administração Financeira. É delegado do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) e foi conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) de 2010 a 2016. É co-autor do livro “Consultoria Empresarial” pela Editora Literare-SerMais. Foi palestrante no Congresso Nacional Virtual de Economia (Conecon) em 2015; Congresso Brasileiro de Economia de 2013 em Manaus; Encontro de Economistas do Nordeste (ENE) de 2011 em Maceió; Encontro Nacional dos Sindicatos de Economistas (Enese) de 2010 em Belém-PA. Foi laureado com a Comenda “Mário Henrique Simonsen” como Economista homenageado. É coordenador e docente nas seguintes Instituições nos cursos de pós e MBA: USCS-SP; Unifae-SP; Faculdade Unimed-MG, Puc-SP, Fmu-SP, Esan-SP, Universidade do Varejo-CDL-CE, Unic-Universidade de Cuiabá-MT, Uirapuru-SP, Uningá-PR. Também atuou em entidades como Fiesp, Ciesp, Sindipeças, INP, Abup, Siamfesp, Sindiplast. Diretor da Martinovich & Associados Consultoria e Treinamento. É empresário atuante no meio econômico-financeiro há 31 anos e, neste período atuou como executivo da Bolsa de Valores de São Paulo, Trevisan & Associados, Banco Nacional (Itaú-Unibanco) e do Grupo Pilkington.