Corecon participa de reunião do PDI da Unesc, que homenageia economista de Criciúma
Corecon participa de reunião do PDI da Unesc, que homenageia economista de Criciúma - Corecon/SC

Representado pelo economista Fúlvio Marino Negro, delegado do Conselho Regional de Economia (Corecon) em Criciúma, o Corecon-SC participou na semana passada, no Auditório Ruy Hülse, da Universidade  do Extremo Sul Catarinense (Unesc), da discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. "Há necessidade de formação de parceria com prefeituras da região para uma atuação maior de economistas e estagiários, que podem, pela sua formação, com uma visão macro e amplificada da realidade, fazer uma leitura mais qualificada dos cenários da economia em constante movimento e elaborar um qualificado planejamento estratégico", observou Marino Negro.

Todas as participações compartilhadas no evento ou enviadas por meio de mensagens foram registradas e farão parte do conteúdo analisado nas próximas etapas do PDI. Conforme os gráficos mostrados já ao fim do evento, as principais sugestões e colocações da noite se direcionaram aos eixos de parcerias entre Unesc e outras organizações, com 40% das participações, seguida de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, com 17%, e desenvolvimento regional, com 16%. 

Na mesma data foi inaugurada na Unesc a nova Sala dos Municípios, batizada de Maria Julita Volpato Gomes, homenagem à economista registrada no Corecon-SC e que é a atual diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). “O tempo que estive aqui foi de fundamental importância para o meu crescimento. Fico realmente emocionada e muito feliz pela grata surpresa, algo que não sei nem se mereço e jamais imaginava que um dia poderia acontecer”, afirmou Maria Julita, que foi a criadora da Sala dos Municípios em 2009 e por mais de 20 anos trabalhou na Unesc.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a homenagem foi mais do que justa: “Em nome da Unesc, eu só posso dizer muito obrigado”. Localizada logo na entrada da Unesc, a Sala dos Municípios funcionará de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. “Nosso objetivo com esse espaço é atuar ainda mais no desenvolvimento das associações de municípios da Região Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Região de Laguna (Amurel)”, destacou Izabel Regina de Souza, coordenadora da Sala dos Municípios. O último cargo de Maria Julita na instituição foi a coordenação do projeto Sala dos Municípios.