Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Corecon-SC abre inscrições para o 24º Prêmio Catarinense de Economia
Corecon-SC abre inscrições para o 24º Prêmio Catarinense de Economia - Corecon/SC

O Conselho Regional de Economia (Corecon-SC) está com inscrições abertas para o 24º Prêmio Catarinense de Economia (PCE) que, neste ano, estimulará especificamente a Categoria Acadêmica: Monografia de Graduação. O vencedor terá vaga assegurada no Prêmio Brasil de Economia (PBE) – 2023 promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), além de uma placa de Menção Honrosa, que também será entregue ao segundo e terceiro colocados. A inscrição é gratuita, e pode ser feita até o dia 31 de outubro em www.corecon.org.br/pbe.

Os participantes poderão inscrever trabalhos de conclusão de curso (TCC) que tratem de temas relacionados à Teoria Econômica, Pensamento Econômico Contemporâneo, Economia Brasileira, Economia do Setor Público, Economia Internacional, Economia Agrícola, Economia Ecológica, Economia Regional e/ou Urbana, entre outros.

O PCE 2022 tem o objetivo de incentivar a investigação econômica em geral e estimular estudantes de Ciências Econômicas a desenvolverem reflexões voltadas para o conhecimento e desenvolvimento da área, relacionando com a economia catarinense e/ou suas inter-relações com a economia brasileira e a economia internacional.

No ano passado, o vencedor da categoria Acadêmica do 23º Prêmio Catarinense de Economia foi o acadêmico Vicente Loeblein Heinen, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vicente Heinen apresentou o trabalho “Superpopulação relativa no Brasil: tamanho e composição entre 2012 e 2020”. Técnico em Informática pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e graduado em 2021 em Ciências Econômicas pela UFSC, Heinen há quatro anos era pesquisador do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC), que acompanha e analisa indicadores econômicos, pesquisas amostrais, registros administrativos como Caged e Rais, e censo demográfico.

Em segundo lugar ficou Jordana Menezes, com o trabalho “Desigualdade de gênero após a Reforma Trabalhista Brasileira de 2017: uma análise da decomposição salarial de Oaxaca-Blinder com base numa Recentered Influence Function”; e em terceiro, Carolina Fernandes Custódio, com “Uma aplicação do pacote Blinder-Oaxaca Decomposition em R para estimar o prêmio salarial STEM”. Ambos eram acadêmicos da Udesc.