Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Economista lançará livro na noite de abertura do 23º Congresso Brasileiro de Economia
Economista lançará livro na noite de abertura do 23º Congresso Brasileiro de Economia - Corecon/SC

O economista Paulo Nogueira Batista Jr. lançará no dia 16 de outubro, na noite de abertura oficial do 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), em Florianópolis, o livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém – Bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos Brics e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-latas”. Batista Jr foi diretor-executivo pelo Brasil e outros países no FMI, em Washington, entre 2007 e 2015 e entre 2015 e 2017, vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento criado pelos Brics, em Xangai.

No 23º CBE, que ocorrerá de 16 a 18 de outubro, no CentroSul, Batista Jr. também participará como palestrante do painel “Globalização 2.0 e Relações Internacionais”. Programado para o dia 17, entre 14h e 16h, o painel ainda contará com a participação do diplomata Adhmar G. Bahadian e da economista e professora Celina Martins Ramalho.

Durante mais de dez anos no exterior, Batista Jr. participou da reforma da arquitetura financeira internacional após a crise de 2008 e enfrentou a resistência de representantes de países ricos. Antes disso, fez parte da equipe que negociou com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os bancos credores em 1985-1987, durante o governo de José Sarney.

Na obra, com estilo leve, em que alterna humor e emoção, ironia e análise, ele narra embates entre países e mesmo dentro do governo brasileiro em temas como crises econômicas, a reforma das instituições financeiras e a organização da governança global, abordando também o nosso conhecido complexo de vira-lata. O que une essa grande variedade de assuntos é o Brasil e, segundo ele, “uma certa tendência a acreditar que nosso país tem um valor muito especial – ainda que nós, brasileiros, nem sempre estejamos à sua altura”.  Lançamento da editora Leya Brasil,  “O Brasil não cabe no quintal de ninguém ...” tem 448 páginas e preço sugerido de R$ 54,90.

Inscrições e mais informações sobre o 23º CBE em www.cbe2019.com.br