Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Economista Tania Bacelar será homenageada no 23º Congresso Brasileiro de Economia
Economista Tania Bacelar será homenageada no 23º Congresso Brasileiro de Economia - Corecon/SC

A economista pernambucana Tania Bacelar será homenageada no 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE) como a Personalidade Econômica do Ano. A condecoração será entregue durante o CBE, evento promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e pelo Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC) e que será realizado de 16 a 18 de outubro em Florianópolis. O Prêmio Personalidade Econômica do Ano teve início em 2004 e entre os economistas agraciados em edições anteriores estão Delfim Netto, Maria da Conceição Tavares e João Paulo de Almeida Magalhães.

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país e assegurar o exercício legal e ético da profissão do economista, o Conselho Federal de Economia realiza, tradicionalmente a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Economia. A 23ª edição é organizada em parceria com o Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC). O 23º CBE ocorrerá de 16 a 18 de outubro de 2019 na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e são esperados cerca de mil congressistas, entre economistas, estudantes de Economia, palestrantes com relevância nacional e internacional, autoridades governamentais, além de representantes dos principais segmentos das Ciências Econômicas e da sociedade em geral.

O evento é uma oportunidade para reunir profissionais de todo o País para discutirem conjuntura econômica e seus reflexos no Brasil e no mundo. O tema escolhido para o 23º CBE é “Alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico”, com desdobramentos em quatro blocos: políticas macroeconômicas, desenvolvimento, políticas públicas, relações e inserção internacional. Durante o evento, haverá uma intensa programação de palestras e workshops sobre cada um dos temas tratados nos blocos, com variações de assuntos que sejam pertinentes à discussão central.

Os participantes do Congresso também poderão desfrutar de uma programação cultural, premiações e homenagens. Outra tradição do Congresso Brasileiro de Economia é a apresentação de trabalhos científicos. Os congressistas selecionados apresentarão artigos completos e resumos para e-pôsteres durante o evento, seguindo os quatro temas centrais do evento.

Quem é

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a economista Tania Bacelar tem Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Desenvolveu trabalhos de consultoria e pesquisa para diversas instituições internacionais e nacionais. Foi professora do Departamento de Economia da UFPE, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e de cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi presidente do Corecon-PE e conselheira do Cofecon. É sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).

Histórico

Os premiados anteriores do Prêmio Personalidade Econômica de Ano foram Ladislau Dowbor (2017), Antonio Corrêa de Lacerda (2016), Eduardo Gianetti (2015), Otaviano Canuto (2014), Wilson Cano (2013), Paulo Nogueira Batista Júnior (2012), Guido Mantega (2011), Maria da Conceição Tavares (2010), Delfim Netto (2009), Marcio Pochmann (2007), Armando Dias Mendes (2006), Reinaldo Gonçalves (2005) e João Paulo de Almeida Magalhães (2004).

Confira a programação completa e inscreva-se em www.cbe2019.com.br