Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Enesul termina com A Carta de Florianópolis destacando a força do Sul do Brasil
Enesul termina com A Carta de Florianópolis destacando a força do Sul do Brasil - Corecon/SC

Terminou nesta sexta-feira, 19, à noite o 26º Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul), realizado em Florianópolis com a presença de cerca de 200 economistas e acadêmicos de Ciências Econômicas do Sul do país. Iniciado na quinta-feira, a programação do Enesul abrangiu o 3º Encontro de Peritos em Economia e Finanças e a realização de painéis com a participação de representantes dos conselhos regionais de Economia (Corecons) de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O 26º Enesul e o 3º Encontro de Peritos foram transmitidos ao vivo pelo canal do Conselho Federal de Economia (Cofecon) no Youtube onde estão disponíveis no link https://www.youtube.com/Cofecon.

O Enesul é realizado anualmente em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia dos três Estados da Região Sul (PR/SC/RS). Neste ano, o Enesul tratou de temas que dizem respeito à “Inovação, Incerteza e Perspectiva: Repensando a Economia da Região Sul”, projetando expectativas em razão da proximidade do fim da pandemia de covid-19. “Este tema reflete mais do que nunca o momento atual da sociedade, em que se buscam soluções e novos rumos”, observou o presidente do Corecon-SC, Silvio José Martins Filho. “Os economistas têm um papel de contribuição com a sociedade das mais diferentes formas, especialidades e correntes de pensamentos. E uma das missões do profissional é tornar a sociedade mais justa e homogênea”, destacou o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda. Ao final do evento, o presidente do Corecon-SC leu "A Carta De Florianópolis", assinada pelos presidentes dos Corecons de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, no qual é destacada a força da região Sul para o Brasil

A palestra de abertura ocorreu na noite de quinta-feira, quando o engenheiro eletricista de formação, professor e empresário de Chapecó Nelson Eiji Akimoto, apresentou o que ele chama de “surpreendedorismo”, um neologismo criado pelo palestrante para falar sobre a necessidade de se empreender com inovação. Na palestra, Nelson Akimoto falou sobre a sua trajetória pessoal e empresarial, desde a vinda de seus pais do Japão para o interior de São Paulo e a criação de sua empresa, em Chapecó, logo após sair da Sadia. “Uns empreendem por necessidade, outros por oportunidade. Foi o que fiz”, disse ele que lembrou que, assim como seu sócio, desde o primeiro dia de Sadia, onde permaneceu por cinco anos, já sonhava em empreender um dia. Por cerca de uma hora e meia, Akimoto falou sobre as conquistas e os desafios de sua trajetória. “Os riscos trazem reconhecimento, e inovação é subsistência e um diferencial no empreendedorismo”, ressaltou o empresário, que comandou a Associação Empresarial de Chapecó (Acic) nos anos de 2020 e 2021, foi escolhido Empresário do Ano em 2011 de Chapecó e é vice-presidente do Programa Viver Ações Sociais.

Na quinta-feira também foi realizado o 3º Encontro de Peritos em Economia e Finanças da Região Sul, que contou com o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de SC (TJ-SC), Rodrigo Collaço, falando na abertura do evento sobre a importância das perícia econômico-financeira como prova na Justiça. Após foram apresentados painéis sobre aspectos relevantes na perícia de apuração de haveres, liquidação de sentença após a Reforma Trabalhista e revisionais bancárias e suas principais teses.

E nesta sexta-feira, a programação do Enesul foi retomada com a realização de painéis sobre “Sustentabilidade e mudança da matriz energética no contexto da economia da Região Sul”, “Macroeconomia: Inovações, incertezas e expetativas para a Região Sul” e “Inovações no mercado financeiro: criptoativos, fintechs e investimentos”. O próximo Enesul e o 4º Encontro de Peritos ocorrerão no ano que vem, no Paraná. A cidade ainda não está definida.