Ex-presidente do Corecon-SC assume como conselheiro efetivo do Cofecon
Ex-presidente do Corecon-SC assume como conselheiro efetivo do Cofecon - Corecon/SC

O ex-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC), Paulo Roberto Polli Lobo, tomou posse quinta-feira, 30, à noite, em Brasília, como um dos seis conselheiros efetivos da nova diretoria do Conselho Federal de Economia (Cofecon), empossada em cerimônia realizada na mesma noite.

Presidente do Corecon-SC até o final de 2019, Polli Lobo foi eleito conselheiro federal com 221 votos no começo de dezembro para um mandato de três anos, de 2020 a 2022. Polli foi o quinto mais votado. Emocionado e entusiasmado com o novo desafio, Polli disse que pretende batalhar ainda mais pelas bandeiras dos economistas, agora em nível nacional. O Cofecon passou a ser presidido por Antonio Corrêa de Lacerda, tendo como vice Denise Kassama Franco do Amaral, ambos com mandato em 2020.

A posse dos conselheiros e da nova diretoria integra a programação de dois dias de discussões envolvendo todos os presidentes dos Corecons, igualmente eleitos e empossados neste ano. A primeira atividade foi realizada na quinta-feira à tarde, quando a presidente do Corecon-SC, Ivoneti Ramos, coordenou os trabalhos do Fórum dos Presidentes dos 26 conselhos regionais existentes no país. Após quatro horas de debates foram definidos 29 itens a serem apresentados ao presidente do Cofecon. O Corecon-SC está representado no evento pela presidente Ivoneti Ramos, pelo ex-presidente Polli Lobo e pelo tesoureiro Paulo Roberto de Jesus.

Celso Furtado

Na quinta-feira à noite, o conselho federal ainda realizou o lançamento do “Ano Celso Furtado”, em homenagem ao centenário de nascimento do grande economista brasileiro. Nascido em Pombal-PB, foi um dos principais pensadores da Ciência Econômica. Suas ideias e obras permanecem atuais; são difundidas no Brasil e no mundo e contribuem para a formação de novas gerações de economistas.

Como forma de celebrar sua vida e ensinamentos, o Conselho Federal de Economia instituiu 2020 como o Ano Celso Furtado, com a realização de diversas atividades durante o período. Nesta sexta-feira, 31, a programação segue com sessão plenária ordinária ampliada do Cofecon com a participação de conselheiros federais, ocasião em que serão discutidos assuntos de interesse do Sistema Cofecon/Corecons.