O Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está lançando a edição nº 18 da Revista Necat, publicação eletrônica semestral do núcleo. O tema da publicação, referente ao segundo semestre de 2020, é “Dossiê 2: Impactos da Covid em Santa Catarina”.
O editor e autor do editorial da revista é o professor e economista Lauro Mattei. “Com a chegada da pandemia provocada pelo novo coronavírus no Brasil, no mês de março de 2020, houve uma redefinição das atividades acadêmicas, sendo que todas as ações na UFSC passaram a ser na forma de ‘trabalho remoto’”, escreve Mattei na abertura do editorial. Desde então, explica ele no texto, o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) vem realizando estudos e debates sobre os impactos da covid-19 na socioeconomia catarinense, seja organizando seminários, elaborando textos para discussão ou até mesmo produzindo artigos específicos sobre determinados setores econômicos.
O trabalho tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos recursos. “A Fapeu desempenha um importante papel, tanto no sentido de viabilizar a transferência de recursos da conta única da UFSC para serem utilizadas pelo Necat, como no próprio acompanhamento e suporte às atividades do projeto de estudo que estão em andamento”, destaca o professor Mattei, coordenador do trabalho e do Necat.
Um número especial da Revista Necat relativo ao primeiro semestre de 2020 foi denominado de “Dossiê 2: Impactos da Covid-19” em Santa Catarina e apresentava um conjunto de estudos realizados pelos integrantes da equipe técnica do Núcleo. Tal dossiê teve como objetivo divulgar de forma mais ampla junto ao meio acadêmico e à sociedade em geral os resultados obtidos pelos estudos até aquele momento.
A atual edição tem 137 páginas e é composta por uma série de artigos originais referentes ao impacto da pandemia na economia catarinense e com temas livres. A íntegra da publicação pode ser acessada clicando AQUI
O conselho editorial da publicação foi integrado pelos docentes André de Avila Ramos (UFSC); André Modenezi (UFRJ); André Moreira Cunha (UFGRS); Anthony Pereira (Kings College – Reino Unido); Fernando Cézar de Macedo (Unicamp); Fernando A. M. Mattos (UFF); Ivo Marcos Theis (FURB); José Luis Oreiro (UnB); José Rubens Garlipp (IE-UFU); Joshua Farley (Universidade de Vermont - EUA); Lauro Mattei (UFSC); Luiz Fernando Rodrigues de Paula (UFRJ); Maurício Amazonas (UnB); Milko Matijascic (Ipea); Nelson Delgado (UFRJ); Paulo Sergio Fracalanza (Unicamp); Steven Helfand (Universidade da Califórnia - EUA).