Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Núcleo da UFSC lança revista com análise dos efeitos da pandemia na economia de SC
Núcleo da UFSC lança revista com análise dos efeitos da pandemia na economia de SC - Corecon/SC

O Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está lançando a edição nº 18 da Revista Necat, publicação eletrônica semestral do núcleo. O tema da publicação, referente ao segundo semestre de 2020, é “Dossiê 2: Impactos da Covid em Santa Catarina”.

O editor e autor do editorial da revista é o professor e economista Lauro Mattei. “Com a chegada da pandemia provocada pelo novo coronavírus no Brasil, no mês de março de 2020, houve uma redefinição das atividades acadêmicas, sendo que todas as ações na UFSC passaram a ser na forma de ‘trabalho remoto’”, escreve Mattei na abertura do editorial. Desde então, explica ele no texto, o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) vem realizando estudos e debates sobre os impactos da covid-19 na socioeconomia catarinense, seja organizando seminários, elaborando textos  para  discussão  ou  até  mesmo  produzindo  artigos  específicos  sobre determinados  setores  econômicos.

O trabalho tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos recursos. “A Fapeu desempenha um importante papel, tanto no sentido de viabilizar a transferência de recursos da conta única da UFSC para serem utilizadas pelo Necat, como no próprio acompanhamento e suporte às atividades do projeto de estudo que estão em andamento”, destaca o professor Mattei, coordenador do trabalho e do Necat.

Um número especial da Revista Necat  relativo  ao  primeiro  semestre  de  2020 foi denominado  de “Dossiê  2: Impactos  da  Covid-19”  em  Santa  Catarina e apresentava  um  conjunto  de  estudos realizados pelos integrantes da equipe técnica do Núcleo. Tal dossiê teve como objetivo divulgar de  forma  mais  ampla  junto  ao  meio  acadêmico  e  à  sociedade  em  geral  os resultados obtidos pelos estudos até aquele momento.

A atual edição tem 137 páginas e é composta por uma série de artigos originais referentes ao impacto da pandemia na economia catarinense e com temas livres. A íntegra da publicação pode ser acessada clicando AQUI 

O conselho editorial da publicação foi integrado pelos docentes André de Avila Ramos (UFSC); André Modenezi (UFRJ); André Moreira Cunha (UFGRS); Anthony Pereira (Kings College – Reino Unido); Fernando Cézar de Macedo (Unicamp); Fernando A. M. Mattos (UFF); Ivo Marcos Theis (FURB); José Luis Oreiro (UnB); José Rubens Garlipp (IE-UFU); Joshua Farley (Universidade de Vermont - EUA); Lauro Mattei (UFSC); Luiz Fernando Rodrigues de Paula (UFRJ); Maurício Amazonas (UnB); Milko Matijascic (Ipea); Nelson Delgado (UFRJ); Paulo Sergio Fracalanza (Unicamp); Steven Helfand (Universidade da Califórnia - EUA).