Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
O desenvolvimento em pauta no 24º Enesul
O desenvolvimento em pauta no 24º Enesul - Corecon/SC

A presidente do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC), Ivoneti Ramos, participou nesta quinta-feira, 27, à tarde da solenidade de abertura do 24º Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul), promovido de forma remota pelo Corecon-PR com apoio do Corecon-SC e do Corecon-RS. Mais de 120 pessoas inscreveram-se para o Enesul, que se encerra nesta sexta-feira (28). O tema do evento neste ano é “O Papel do Estado no Desenvolvimento Regional”.

Ivoneti parabenizou o conselho paranaense pela realização do histórico evento, que é realizado anualmente mas pela primeira vez, em função da pandemia, ocorre de forma on-line. Ivoneti também destacou a sintonia dos Corecons do Sul do país e ressaltou a necessidade de união de forças também na economia para que o atual momento seja superado. “Nesse período histórico e de dificuldades é importante que todos estejam juntos. O desenvolvimento não se faz por decreto, necessita da integração de agentes, deve ser trabalhado de uma forma conjunta. O desenvolvimento é colaborativo, por meio da sociedade civil e suas entidades, suas organizações e com diferentes protagonistas em todas as esferas”, destacou a economista catarinense. “É preciso mais governança e mais coprodução”, definiu.

Também participaram da solenidade de abertura os presidentes dos Corecons do Paraná, Carlos Magno Andrioli Bittencourt; e do Rio Grande do Sul, José Júnior de Oliveira. O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, fez a palestra magna falando sobre o tema “O Papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. A tarde ainda contou com o painel “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais”, que contou com a participação de economistas dos três estados do Sul, entre eles Marcos Vinicio Wink Junior, que representou o Corecon-SC.


O 24º Enesul termina nesta sexta-feira, quando serão realizados mais dois painéis a partir das 15h. O primeiro será sobre “A Importância do do Desenvolvimento Regional na Superação das Desigualdades”, que terá como um dos palestrantes o presidente do Badesc, economista Eduardo Machado. E logo depois ocorrerá o painel “Os Municípios como Protagonistas do Desenvolvimento Regional”, com a participação do vice-presidente do Corecon-SC, Waldemar Bornhausen Neto.