Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Projeto EnTENDA DE ECONOMIA marca o Dia dos Economistas
Projeto EnTENDA DE ECONOMIA marca o Dia dos Economistas - Corecon/SC

Cerca de 100 atendimentos pessoais e praticamente mil cartilhas entregues foi o resultado da primeira edição do projeto EnTENDA DE ECONOMIA, uma ação criada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-SC) para marcar a passagem do Dia do Economista, celebrada neste 13 de agosto, e oferecer atendimento gratuito com orientações sobre economia doméstica e finanças pessoais para a população.

Os atendimentos ocorreram em uma tenda montada no Largo da Alfândega. no Centro da Capital, entre as 9h e as 15h. "Grande parte dos questionamento das pessoas foi sobre como lidar com as dívidas, afinal hoje a inadimplência está alta no país", observou o presidente do Corecon-SC, Alexandre Flores, que também atendeu ao público. Neste casos, basicamente a orietação foi buscar a renegociação de valores com os credores e cortar os excessos do orçamento. "Muito importante, até para evitar o acúmulo de dívidas, é ter consciência na hora das compras, avalir se realmente é necessário e analisar os juros cobrados", acrescentou o presidente.

Além de economistas do Corecon, também acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram da atividade. "Senti na prática o que aprendemos em sala de aula. Estou muito feliz em estar aqui”, disse Carlos Eduardo da Costa, 23 anos, estudante da Esag da Udesc. "A UFSC é uma universidade pública e nada mais justo que estarmos aqui participando desta ação voluntária. E, na verdade, recebi mais do que ofereci”,  acrescentou Gabriella Livramento, 23 anos, da UFSC."Essa interação é muito rica”, definiu Stephanye Shimonara de Ortiz, 23 anos, da sexta fase de Ciências Econômicas da Esag.  

Além de pessoas físicas também comerciantes e empresários, principalmente da região central da cidade, buscaram atendimento junto aos economistas. "Foi muito legal a experiência, e a iniciativa foi muito produtiva. Teve gente que nos contou que leu a notícia no jornal na semana passada e se agendou para vir consultar aqui conosco hoje", relatou a conselheira Ivoneti da Silva Ramos, que também colaborou nos atendimentos. 

A cartilha "Entenda de Economia: Dicas para o Consumo Consciente" tem 14 páginas, foi elaborada por profissinais da área e acadêmicos de Economia e traz dicas sobre finanças pessoais, investimentos e economia doméstica. A publicação é dividida nos seguintes capítulos: Consumo consciente, Orçamento familiar, Finanças familiares, Como lidar com as dívidas, Portabilidade de crédito, Dicas para não cair na inadimplência, Como poupar e As formas de crédito. A ação foi promovida com apoio da Federação das Associações Comerciais e Industriais de SC (Facisc) e Sindicato dos Economistas de SC (Sindecon).

Leia e baixe a cartilha EnTENDA DE ECONOMIA

- Fazer download da versão PDF da cartilha

- Fazer download da Planilha de Controle das Finanças Pessoais