Roda de Conversa mobiliza nove cursos de Ciências Econômicas de Santa Catarina
Roda de Conversa mobiliza nove cursos de Ciências Econômicas de Santa Catarina - Corecon/SC

Representantes dos nove cursos de Ciências Econômicas existentes no Estado participaram nesta noite de terça-feira, 11, da Roda de Conversa promovida virtualmente no segundo e último dia do 23º Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas (ECCE), realizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-SC) e pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Integrante da programação de celebração do Dia do Economista, no dia 13 de agosto, a Roda de Conversa foi realizada pela plataforma Google Meet e tratou de temas como ensino remoto, dupla diplomação, evasão, reformas curriculares, curricularização da extensão, entre outros tópicos. A presidente do Corecon-SC, Ivoneti Ramos, e o professor Romeu Hasmann, pró-reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da Furb participaram da abertura da discussão da noite.

A live contou com a participação ao vivo de uma média de 60 pessoas entre alunos, professores e dirigentes da Unochapecó, Unidavi, Uniasselvi, Unisul Virtual, UFSC, Udesc,, Univille, Furb e Unesc. Direto da França, o professor Bruno Tomio, do Departamento de Economia da Furb, falou sobre a questão da dupla diplomação, processo que está em estudos pela universidade de Blumenau.Tomio hoje é doutorando em Economia na Université Grenoble Alpes (Grenoble, França), no Centre de Recherche en Economie de Grenoble (Creg).

A Roda de Conversa foi conduzida pela conselheira do Corecon-S, Janypher Marcela Soares, presidente da Comissão de Educação do conselho. “Ótima iniciativa da comissão de Educação”, parabenizou a acadêmica da Unesc, Paula Guollo. “Parabéns ao Corecon pela iniciativa!”, acrescentou Carmen Gelinski, docente titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).. A Roda de Conversa durou duas horas e meia. O 24º ECCE, em 2021, mais uma vez será realizado em parceria com a Furb.

Já a programação referente ao Dia do Economista prossegue nesta quarta-feira, com nova live a partir das 19h no YouTube e no Facebook do Corecon. O tema do dia será Poderemos Não Ser Uma Grande Nação? O Longo Caminho Para o Desenvolvimento, e o convidado da noite será o professor Valdemiro Hildebrando.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, 12 – 19h às 20h30min
Poderemos Não Ser Uma Grande Nação - O Longo Caminho Para o Desenvolvimento
Convidado:
Valdemiro Branco Hidelbrando
Mediação: Janypher Soares

Quinta-feira, 13 – 19h às 20h30min
O Papel do Economista no Mercado Financeiro
Convidado:
Rafael Costa da Silva
Mediação: Alexandre Flores

17/8 – 19h às 20h30min
O papel do Economista Perito na Reestruturação de Empresas
Convidados:
Pedro Afonso Gomes
André Luiz Koerich
Mediação: Ademir Tenfen

18/8 – 19h às 20h30min
Desafios Para As Finanças Públicas e Ajustes Tributários
Convidados:
Paulo Brasil Correa de Melo
João Rogério Sanson
Mediação: Henrique Reichert

19/8 – 19h às 20h30min
Finanças Pessoais e o Papel do Economista
Convidados:
Bruna Furlanetto
Claudia Tiscoski
Mediação: Rubens Staloch

20/8 – 19h às 20h30min
Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas
Convidados:
Silvana Parente
Mohamed Amal
Mediação: Ivoneti Ramos

21/8 – 19h às 20h30min
Desenvolvimento Regional de Santa Catarina
Convidados:
Thais Waideman Niquito
Eduardo Alexandre Correa de Machado
Mediação: Ernani Hudler
#CoreconSC #ConselhoRegionalDeEconomia #DiaDoEconomista #Lives