Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Trio de norte-americanos ganha o Prêmio Nobel de Economia 2022
Trio de norte-americanos ganha o Prêmio Nobel de Economia 2022 - Corecon/SC

Três americanos, incluindo o ex-presidente do Fed (Banco Central dos Estados Unidos) Ben Bernanke, ganharam o Prêmio Nobel de Economia nesta segunda-feira (10) por suas contribuições para explicar o papel dos bancos na economia.

 

Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig foram homenageados por terem "melhorado significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, particularmente durante crises financeiras, bem como a forma de regular os mercados financeiros".

 

"Suas análises foram de grande importância prática na regulação dos mercados financeiros e no enfrentamento de crises", acrescentou o Comitê de premiação. Bernanke, de 68 anos, foi presidente do Federal Reserve de 2006 a 2014 durante a crise financeira de 2008 e foi conhecido por sua análise da "pior crise econômica da história moderna", a Grande Depressão da década de 1930.

 

Seu estudo também mostrou quais fatores foram importantes na queda do Produto Interno Bruto (PIB) e descobriu quais fatores que estavam diretamente relacionados à falência dos bancos foram responsáveis pela maior parte da recessão.

 

Por sua vez, Diamond, professor da Universidade de Chicago, e Dybvig, acadêmico da Washington University em St. Louis, desenvolveram modelos teóricos que explicam por que os bancos existem, como seu papel na sociedade os torna vulneráveis a rumores sobre seu colapso iminente e como a sociedade pode reduzir essa vulnerabilidade.

 

Ambos apresentaram uma solução para a vulnerabilidade bancária, na forma de seguro de depósito do governo. "Se um grande número de poupadores for simultaneamente ao banco para retirar seu dinheiro, um boato pode se tornar uma profecia autorrealizável: acontece uma corrida ao banco, e o banco entra em colapso", escreveu o Comitê do Nobel. "Os conhecimentos dos ganhadores melhoraram a nossa capacidade de evitar crises sérias e resgates caros".

 

O Nobel de Economia, ao contrário dos outros prêmios entregues pelo Comitê, não foi contemplado pelo cientista Alfred Nobel em seu testamento, mas foi posteriormente criado pelo Banco Central da Suécia, razão pela qual às vezes é conhecido como o "falso Nobel". Mas, como os outros prêmios, os ganhadores recebem uma medalha e 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,6 milhões).

 

No ano passado, metade do prêmio foi para David Card por sua pesquisa sobre como o salário mínimo, a imigração e a educação afetam o mercado de trabalho. A outra metade foi compartilhada por Joshua Angrist e Guido Imbens por proporem como estudar questões que não se encaixam facilmente nos métodos científicos tradicionais.

 

 História do Nobel

 

Os prêmios Nobel nasceram da vontade do sábio e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite, de legar grande parte de sua fortuna aos que trabalham por "um mundo melhor". Ele é lembrado como o patrono das artes, das ciências e da paz que, antes de morrer, no limiar do século 20, transformou a nitroglicerina em ouro.

 

Nobel, que patenteou mais de 350 produtos ao longo da vida, também inventou a borracha e o couro sintético. Em seu testamento, assinado em Paris em 1895, um ano antes de sua morte em San Remo (Itália), ele determinou que a maioria de sua fortuna —estimada em mais de 31 milhões de coroas suecas, fosse convertida em um fundo que concedesse "prêmios para quem, durante o ano anterior, tiver conferido à humanidade os maiores benefícios".

 

Ele também designou os diferentes comitês que atribuem os prêmios a cada ano: a Academia Sueca para o de Literatura, o Karolinska Institutet para o de Medicina, a Real Academia Sueca de Ciências para o de Física e o de Química, e um comitê de cinco membros especialmente eleitos pelo Parlamento norueguês para o da Paz.

 

Como funciona o prêmio

 

As indicações para o Nobel têm início um ano antes do anúncio dos vencedores. Cientistas, professores, acadêmicos e vencedores de outras edições enviam nomes para a consideração do Comitê Nobel, que decide quais serão os indicados de fato. Não é possível que uma pessoa indique a si mesma para a seleção. A entrega das honrarias ocorre sempre no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel. Os laureados recebem diploma, medalha de ouro e uma quantia em dinheiro.