Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Vice-presidente do Corecon-SC participa de live sobre a participação feminina nos conselhos de economia
Vice-presidente do Corecon-SC participa de live sobre a participação feminina nos conselhos de economia - Corecon/SC

O Sistema Cofecon/Corecons promove nesta quarta-feira, dia 15, às 17h, a live “Participação Feminina no Sistema Cofecon/Corecons”. O evento contará com a participação da vice-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC), Bruna Furlanetto, e será transmitido pelo canal de Youtube do Cofecon. Clique https://www.youtube.com/cofecon para acessar. 

A transmissão será comandada pela vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária, e a mediadora será Mônica Beraldo, conselheira federal e coordenadora da Comissão Mulher Economista. Além de Bruna Furlanetto, a live também terá como convidadas as economistas Tania Cristina Teixeira, presidente do Corecon-MG; Silvana Parente, vice-presidente do Corecon-CE; e Michele Aracaty, vice-presidente do Corecon-AM. O evento ocorre dentro das comemorações do Mês dos Economistas e também previamente ao processo eleitoral do Sistema, que será realizado nos Conselhos Regionais no período de 27 a 29 de outubro de 2021. 

Para a economista Mônica Beraldo, realizar um evento que alia comemoração e incentivo à participação das economistas nas atividades do Sistema é essencial e faz parte do programa de trabalho da Comissão Mulher Economista. Um dos objetivos propostos para 2021 é criar mecanismos para a realização do censo destinado à construção do perfil da mulher economista no Brasil e por Regiões: registradas no Sistema Cofecon/Corecons e áreas de atuação; e assegurar a participação feminina nas plenárias federal e regionais, sejam como conselheiras efetivas ou suplentes e na presidência e/ou vice-presidência das autarquias.

 Além disso, também está no rol dos objetivos da Comissão promover e incentivar a equidade de gênero dentro do Sistema Cofecon/Corecons, no sentido de ampliar a participação das mulheres nas direções dos Conselhos. Atualmente há três mulheres economistas atuando como presidentes dos Regionais: Flávia Vinhaes, no Corecon-RJ; Tania Cristina Teixeira, no Corecon-MG; e Maria do Socorro Erculano de Lima, no Corecon-TO.

Na composição do plenário do Cofecon, são nove conselheiras federais: além da vice-presidente Denise Kassama, há também Maria Auxiliadora Sobral Feitosa (SE), Maria de Fátima Miranda (PR), Mônica Beraldo (DF), Ana Cláudia de A. Arruda Laproviteira (PE), Bianca Lopes de Andrade Rodrigues (RO), Fabiola Andréa Leite de Paula (RN), Maria do Socorro Erculano de Lima (TO) e Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (PI). A meta é que na próxima renovação, a participação das mulheres seja ainda maior.