CORECON-SC Apoia Seminário sobre “Desigualdade Social e Sistema Tributário”

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social e o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária promovem, no dia 12 de dezembro, o seminário “Desigualdade Social e Sistema Tributário”. O evento ocorrerá em Brasília, no auditório do Teatro dos Bancários, das 8h30 às 13h, e faz parte das atividades realizadas no âmbito da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil.

Mais de 30 entidades compõem o Fórum, liderado pelo Conselho Federal de Economia. Entre elas, a Oxfam Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária agrupa representantes de 20 organizações, coordenado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), com a finalidade de elaborar propostas de Reforma Tributária que possam ser encampadas pelas organizações representativas da sociedade civil brasileira.

A programação do evento conta com três palestras relacionadas ao tema central. São elas: “Desigualdade social no Brasil: mudou?”, “O papel da tributação na redução das desigualdades” e “O futuro da reforma tributária no Congresso”. Participam, entre mediadores e expositores, nomes como Júlio Miragaya, presidente do Cofecon; Tereza Campello, ex-ministra do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); Evilásio Salvador, professor da Universidade de Brasília; Kátia Maia, diretora da Oxfam Brasil; e Eduardo Fagnani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também confirmaram presença no debate sobre o futuro da reforma tributária no Congresso os deputados federais Alessandro Molon (Rede-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP) e Érika Kokay (PT-DF).

Mais informações em www.campanha.cofecon.gov.br; asp@cofecon.gov.br e (61) 3208-1818.

Serviço: Seminário Desigualdade Social e Sistema Tributário
Data: 12 de dezembro de 2017
Horário: 8h30 às 13h
Local: Teatro dos Bancários – Entrequadra Sul 514/515, Asa Sul – Brasília-DF.

PROGRAMAÇÃO:

08:30 – 09:00  RECEPÇÃO E CAFÉ DA MANHÃ
09:00 – 09:15  ABERTURA

• COFECON / FENAFISCO /ANFIP

09:15 – 10:30   DESIGUALDADES NO BRASIL: MUDOU?

Mediação: Clemente Ganz – DIEESE

Expositores:

• Júlio Miragaya – COFECON
• Tereza Campello – Ex-Ministra do MDS
• Evilásio Salvador – UnB

10:30 – 10:45  INTERVALO E CAFÉ
10:45 – 12:00   O PAPEL DA TRIBUTAÇÃO NA REDUÇÃO DE DESIGUALDADES

Mediação: Charles Alcântara – FENAFISCO

Expositores:

• Eduardo Fagnani – Unicamp
• Paulo Gil – IJF
• Grazielle David – INESC

12:00 – 13:00  O FUTURO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NO CONGRESSO

Mediação: Kátia Maia – OXFAM Brasil

Expositores:

• Dep. Alessandro Molon – REDE-RJ
• Dep. Ivan Valente – PSOL-SP
• Dep. Érika Kokay – PT-DF

13:00    ENCERRAMENTO

 

Data: 06/12/2017