Corecon dá a largada para a Semana do Economista 2017

O Conselho Regional de Economia (CORECON-SC) inicia esta semana em Blumenau (21), no Vale do Itajaí, o ciclo de palestras do calendário das comemorações que antecedem o dia 13 de agosto, data que marca o Dia do Economista. A programação científica e cultural contará com a parceria da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, curso de Economia da UNESC, CIEE-SC e curso de Economia da UNOCHAPECÓ. “Nosso objetivo é oferecer ao registrado interação e oportunidades de qualificação e de crescimento”, destaca Paulo Roberto Polli Lobo,  presidente do Conselho.

Santa Catarina conta atualmente com sete faculdades de economia, que formam, anualmente, uma média de 300 economistas. Tratam-se de profissionais  multifuncionais que atuam tanto em bancos e setores financeiros, como também em ramos da área comercial, administrativa e internacional.

Blumenau

Palestra “Desafios para o desenvolvimento brasileiro”, com  Antônio Corrêa de Lacerda.

Após a palestra, o Departamento de Ciências Econômicas da Furb promoverá um debate com a participação de especialistas, professores e autoridades.

Data: 21 de julho de 2017
Horário: 19h00min
Local: Auditório do bloco J, da Furb

Antonio Corrêa de Lacerda é professor-doutor da PUCSP, onde coordena no Grupo de Pesquisas Desenvolvimento e Politica Econômica. Doutor pelo IE/Unicamp, é sócio-diretor da ACLacerda Consultores. Foi presidente do Corecon-SP e do Cofecon. É autor de cerca de 20 livros e estará lançando na palestra seu novo livro "Desenvolvimento Brasileiro em Debate" (Editora Blücher). É comentarista do Jornal da Cultura, da TV Cultura e articulista colaborador de vários veículos, como o "O Estado de S. Paulo".

Criciúma

Palestra "Criatividade e inovação: diferenciais para obtenção de competitividade”, com Luiz Alberto de Souza Aranha Machado.

Data: 9 de agosto de 2017
Horário: 19h00min
Local: Sede da Associação Empresarial de Criciúma

Luiz Alberto de Souza Aranha Machado é Especialista em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado (2004). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977). Atualmente é professor da disciplina História do Pensamento Econômico da Fundação Armando Alvares Penteado, e das disciplinas Criatividade e Pensamento Estratégico Brasileiro na FAAP Pós-Graduação. Orientador de monografia da Fundação Armando Alvares Penteado. Sócio-Diretor da Souza Aranha Machado Representações Ltda.

Chapecó

Palestra com o desembargador Walter Fanganiello Maierovitch., que integra um evento promovido pelo Centro Integração Empresa e Escola de Santa Catarina (CIEE)

Data: 17 de agosto de 2017
Horário: 18h30min
Local: Auditório da UNOCHAPECÓ

O desembargador Wálter Fanganiello Maierovitch, paulista, 60 anos, é comentarista da CBN, colunista da revista Carta Capital e colaborador da revista italiana Narco-Mafie. Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, é também professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, além de professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA).É conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas-Instituto Pimenta Bueno da Universidade de São Paulo (USP), ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, titular da cadeira 28 da Academia Paulista de História.

Joinville

Palestra  “Os novos campos de atuação do economista: economia colaborativa, criativa, comportamental e experimental”, com Luiz Carlos Delorme Prado.

Data: 23 de agosto de 2017
Horário: 19h00min
Local: Anfiteatro do Colégio UNIVILLE

Luiz Carlos Delorme Prado é Ph.D em Economia pelo Queen Mary College, University of London, Mestre em Engenharia de produção pela COPPE-UFRJ e bacharel em economia e em direito. Desde 1994 é professor, por concurso público, no Instituto de Economia da UFRJ. Ministrou disciplinas na graduação, no mestrado e no doutorado, sendo que suas áreas de interesse são História Econômica, Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, Economia e Direito da Concorrência e Regulação, Foi editor da Revista de Direito da Concorrência, publicada pelo CADE e foi o primeiro editor da Revista de Economia Contemporânea (REC) do IE-UFRJ. Foi coordenador de economia da FAPERJ e Membro da Comissão de Avaliação do Ensino da Economia do INEP-MEC. Foi conselheiro do CADE (Conselho de Defesa Econômica) do MJ, por dois mandatos, entre 2004 e 2008. Foi parecerista da FINEP, do CNPq, da CAPES e de várias revistas acadêmicas. Realizou Pesquisas apoiadas por organismos internacionais como o PNUD e a CEPAL. Foi, também, Presidente do Conselho Federal de Economia.

Data: 18/07/2017