Mercado de trabalho é tema de debates no 23º Congresso Brasileiro de Economia
Mercado de trabalho é tema de debates no 23º Congresso Brasileiro de Economia - Corecon/SC

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação caiu de 12,5% para 11,8% na passagem do trimestre encerrado em abril para o terminado em julho, com menos 609 mil pessoas desocupadas. No entanto, a melhora na taxa de desemprego está relacionada ao aumento do trabalho informal. No trimestre encerrado em julho, o total de empregados do setor privado sem carteira de trabalho assinada atingiu 11,7 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica iniciada em 2012.

Mercado de trabalho será um dos temas em debate durante o 23º Congresso Brasileiro de Economia. A discussão sobre esse assunto ocorrerá no dia 17 de outubro, a partir das 16h30min, com a participação de Márcio Pochmann, Paulo de Martino Jannuzzi e Ladislau Dowbor.

Você já garantiu a sua participação no 23º CBE? O evento será realizado em Florianópolis, de 16 a 18 de outubro de 2019, no CentroSul.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas em www.cbe2019.com.br

MARCIO POCHMANN – Economista, professor titular da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos da Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp. Presidente da Fundação Perseu Abramo. Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo (2001-2004), presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2007-2012); consultor de instituições nacionais (Dieese, Fiesp, Sebrae, MTE) e internacionais (OIT, BID, Unicef); pesquisador-visitante em universidades na França, Itália e Inglaterra. Autor de mais de 60 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas.


PAULO DE MARTINO JANNUZZI – Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE. Pesquisador PQ/CNPq no projeto Políticas Públicas, Mudança Social e Dinâmica Demográfica no Brasil de 1992 a 2014. Foi secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social entre 2011 e maio de 2016.


LADISLAU DOWBOR – Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros.