- O 29º Encontro de Economistas da Região Sul chegou ao fim no dia 8 de agosto, em Florianópolis, com a formação da Mesa de Encerramento e as falas dos presidentes dos Corecons do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O futuro já tem destino! O presidente do Corecon-PR, Odisnei Antonio Bega, anunciou que o 30º ENESUL será realizado no Paraná, com sede a ser definida entre Foz do Iguaçu ou Curitiba.
A Carta de Florianópolis foi lida por Ademir Tenfen, Presidente do CoreconSC, reunindo recomendações técnicas e políticas para enfrentar a emergência climática na Região Sul, com seis eixos prioritários:
1️⃣ Governança hídrica integrada
2️⃣ Infraestrutura resiliente e planejamento territorial
3️⃣ Cidades sustentáveis e adoção dos ODS
4️⃣ Financiamento verde e inovação econômica
5️⃣ Educação e conscientização ambiental
6️⃣ Pacto regional de sustentabilidade
Entre as principais conclusões do 29º ENESUL:
• O Plano Diretor das Cidades pode — e deve — ser a principal ferramenta para mitigar os impactos das catástrofes ambientais e preparar a sociedade para um futuro mais seguro e sustentável.
• Sustentabilidade e competitividade caminham juntas: investir em inovação e mecanismos de financiamento verde é uma estratégia econômica e ambiental para transformar a Região Sul em referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável.
• A Região Sul precisa de planejamento integrado e visão de longo prazo para que os investimentos em infraestrutura se traduzam em desenvolvimento econômico, qualidade de vida e sustentabilidade.
Como reforça a carta: “A economia deve ser parte da solução — e não da crise.” Nos vemos em 2026, no Paraná, para mais uma edição do ENESUL, fortalecendo o diálogo e a integração regional!
#ENESUL2025 #CoreconSC #Economia #EmergenciaClimatica #PlanejamentoUrbano #InfraestruturaResiliente #Sustentabilidade #ODS #FinanciamentoVerde #Paraná2026

