Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Chapa Economista Forte vence eleição para a renovação de conselheiros
Chapa Economista Forte vence eleição para a renovação de conselheiros - Corecon/SC

Com 106 votos, a chapa única Economista Forte venceu em Santa Catarina a escolha para renovação de um terço dos conselheiros regionais do Corecon-SC que terão mandato nos próximos três anos (2023/2025). Nas eleições realizadas em todo o país exclusivamente pela internet, pelo site votaeconomista.org.br, de 27 a 31 de outubro, também foram escolhidos os delegados-eleitores que representarão os respectivos Conselhos Regionais de Economia na eleição dos novos conselheiros federais. A apuração dos votos foi realizada nesta segunda-feira (31). Todo o processo foi acompanhado por auditoria externa realizada pela empresa Security Labs, que garantiu a transparência da votação.

 

Durante a apuração, que se deu virtualmente, o coordenador da Comissão Eleitoral do Cofecon, conselheiro federal Eduardo Rodrigues da Silva, agradeceu a participação de todos no processo eleitoral do Sistema, incluindo Corecons, presidentes das comissões eleitorais, economistas e suas chapas, além dos economistas que votaram para eleger seus representantes. “As eleições no Sistema Cofecon/Corecons transcorreram de forma tranquila e serena e isso é, sem dúvidas, muito importante”, comentou Eduardo Silva.

 

O voto nas eleições do Sistema Cofecon/Corecons não é obrigatório. Ao todo, 4.505 dos economistas exerceram o direito de eleger seus representantes nos Conselhos Regionais de Economia. Para acessar a apuração, clique AQUI

 

Eleições anuais

 

Os mandatos de conselheiro no Conselho Federal e nos Conselhos Regionais de Economia são de três anos (sendo permitida uma reeleição) – mas não são coincidentes. Isso faz com que a cada ano um terço dos conselheiros tenha seu mandato encerrado, proporcionando uma renovação constante no quadro de conselheiros. Por esta razão, todos os anos há eleições no Sistema Cofecon/Corecons.

 

Em outubro são eleitos os conselheiros regionais, pelo voto direto dos economistas. Eles são organizados em chapas, contendo uma quantidade de conselheiros regionais efetivos (de acordo com o número de conselheiros cujo mandato está terminando) e o mesmo número de suplentes. Alguns Conselhos Regionais de Economia também incluem, em sua eleição, uma consulta para a presidência do Corecon – e embora a escolha oficialmente caiba ao plenário, tradicionalmente o nome votado pelos economistas é ratificado.

 

Cada chapa contém também um delegado-eleitor efetivo e suplente. Eles formarão o colégio eleitoral que escolherá os novos conselheiros federais, no evento denominado de Assembleia de Delegados-Eleitores. Cada delegado tem direito a um número de votos proporcional aos economistas registrados e adimplentes no respectivo Conselho Regional de Economia. Uma vez que o plenário do Cofecon possui 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, a cada ano são eleitos seis novos conselheiros federais efetivos e seis suplentes.

 

 Chapa Única: “ECONOMISTA FORTE”

 

Para Conselheiros Efetivos (mandato de 2023 a 2025)

Economista ANDRÉ LUIZ KOERICH – Registro CORECON/SC nº 3621

Economista FRANCISCO GRABOVSKI NETO – Registro CORECON/SC nº 2553

Economista ELIANE MARIA MARTINS – Registro CORECON/SC nº 2959

 

Para Conselheiros Suplentes (mandato de 2023 a 2025)

Economista CESAR AUGUSTO FABRI – Registro CORECON/SC nº 2817

Economista FULVIO MARINO NEGRO – Registro CORECON/SC nº 1277

Economista MARCELO D´ACAMPORA FILOMENO - Registro CORECON/SC nº 2334

 

Para Delegado Eleitor Efetivo

Economista PAULO ROBERTO POLLI LOBO – Registro CORECON/SC nº 950

 

Para Delegado Eleitor Suplente

Economista SILVIO JOSÉ MARTINS FILHO – Registro CORECON/SC nº 2118