Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR

O CORECON/SC está disponibilizando um Cadastro de Peritos on-line. São economistas habilitados através de cursos de capacitação realizados pelo CORECON/SC, em parceria com o COFECON, UFSC, SINDECON/SC e Ordem dos Economistas do Estado de Santa Catarina ou em outras instituições parceiras:

• Mas no que consiste a perícia cível econômico-financeira?

A perícia cível consiste na elaboração de trabalhos na área econômico-financeira, no sentido de emissão de laudo e pareceres, tanto judicial como extrajudicial. No âmbito judicial, auxilia o juiz no julgamento do mérito das ações, nas esferas da justiça estadual, federal, trabalhista e eleitoral. No âmbito extrajudicial serve para apurar perdas econômicas e financeiras decorrentes de conflitos de origem econômico-financeira, contratuais ou não, podendo ser solicitada por advogados, empresas ou pessoas físicas.

• Quem são os economistas-peritos que posso contratar?

O COFECON, em parceria com os CORECONs de diversos Estados criaram um portal que reune todos os Economistas Peritos com filtros avançados onde você pode encontrar facilmente um profissional. Acesse o endereço Cadastro Nacional de Peritos em Economia e Finanças - CNPEF e faça sua consulta.

Clique e contrate um Economista-Perito

 

• Qual a base legal para esta atividade?

A base legal pode ser conferida na Legislação do Economista de |de 13 de agosto de 1951, é a lei 1411.
- Foi regulamentada pelo Decreto nº 31.794, de 17 de novembro de 1952: As atividades pertinentes ao profissional Economista são descritas no Capítulo III – Da Atividade Profissional
“Art. 3° - A atividade profissional privativa do economista exercita-se, liberalmente ou não, por estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres, perícias, arbitragens, laudos, esquemas ou certificados sobre os assuntos compreendidos no seu campo profissional, inclusive por meio de planejamento, implantação, orientação, supervisão ou assistência dos trabalhos relativos às atividades econômicas ou financeiras, em empreendimentos públicos, privados ou mistos, ou por quaisquer outros meios que objetivem, técnica ou cientificamente, o aumento ou a conservação do rendimento econômico”. (Legislação do Economista, Decreto nº 31.794, de 17 de novembro de 1952).

• Como posso me tornar um economista-perito?

O CORECON/SC vem realizando diversas atividades por meio de sua Comissão de Capacitação e, dentre elas, temos o Curso de Peritos. Se você deseja maiores informações entre em contato pelo telefone (48) 3222-1979 ou através do nosso e-mail tecnico@corecon-sc.org.br.

• Parecer: Perícia Econômico-Financeira x Perícia Contábil

Baixe o Parecer aqui.

Garanta a sua participação no mercado de trabalho, seja um economista-perito!